COMPARTILHAR

Por Jornal do Carro

Carros emplacados no Rio de Janeiro começam a receber as novas placas a partir desta terça-feira; preço continua o mesmo

O Rio de Janeiro será o primeiro estado do País a adotar as placas do padrão Mercosul. O novo modelo começará a ser instalado em carros novos a partir desta terça-feira (11). Os modelos mais antigos poderão solicitar a substituição.

Veículos que fizerem transferências de cidade ou estado para Rio de Janeiro, ou alterações de categoria também receberão a novidade O preço no estado é o mesmo de antes, R$ 219,35.

Segundo o Detran, as novas placas são mais seguras, com QR Code e brasões do estado de registro do carro. Também há marcas reflexivas e poderá informar imediatamente dados sobre a confecção da placa e do carro.

Os cariocas terão a nova placa antes da data prevista pelo Denatran, que é 1º de dezembro. As placas deveriam ser usadas em todo o País a partir do início de setembro, mas divergências quanto à fabricação das placas empurraram a data mais para frente.

Novo padrão de placas

O novo padrão usa uma sequência de 4 letras e 3 números, que podem estar embaralhados, de forma semelhante ao que ocorre na Europa. O fundo será branco e a cor da fonte irá variar conforme a categoria do veículo. A cor preta é para veículos de passeio, vermelha para táxis e veículos comerciais ou de autoescola. A azul é para carros oficiais, verde para veículos de teste e dourada para veículos diplomáticos. As placas pretas, de carros de coleção, passam a ter letras prateadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui